quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Reconhecendo a Lapinha

Entrevista com " Júnior Liberdade"

     A HISTÓRIA DO BAIRRO POR QUEM VIVE NELE


Júnior Liberdade:

        " Então Elis,vou começar me apresentando,eu me chamo Florisvaldo Barbosa Júnior,mas sou conhecido como Júnior Liberdade.

A REGIÃO DA LIBERDADE 

         A Região da Liberdade comporta 10 bairros e dentre eles a Lapinha,e é peculiar por ser um bairro histórico da região,um bairro que tem uma relação mais antiga com os moradores da cidade de Salvador. A Soledade é um apêndice do bairro da Lapinha.
            A Lapinha tem lugares específicos: Soledade,Queimadinho e Sieiro que não são bairros,são localidades.
Antiga estação de tratamento de água,Queimadinho



FIGURAS EMBLEMÁTICAS DA REGIÃO
          Sobre as figuras emblemáticas que não constam documentos e que façam referência ao bairro,eu destaco o Padre Pinto,uma figura de suma importância para o bairro,homem culto,religioso,verdadeiramente interessado pelas causas da fé que ele professa,os moradores tem uma admiração e respeito especial pelo pároco. As obras do Padre Pinto como artista plástico e como religioso fazem,fizeram e vão fazer por muito tempo diferença para os moradores da região.
           Outra figura da região é o barbeiro Vital,que atende na rua: Campus França,é uma pessoa que reflete muito o que o bairro é,simpático alegre,contador de história e um grande pescador.
           E em se tratando de educação a figura destacada é a professora Nilza,morando há mais de 40 anos na região,a professora desenvolve um trabalho de fomento a leitura e auxílio as famílias carentes que não possuem condições de adquirir livros,através do seu projeto" Troca livros". Com esta iniciativa a professora Nilza conseguiu auxiliar mais de 25 mil famílias nos últimos 20 anos,é um trabalho reconhecido pela comunidade do bairro e da cidade de Salvador. A professora mantém uma biblioteca comunitária onde livros podem ser adquiridos pela comunidade.
Professora Nilza 

            Um respeitoso destaque é o senhor Moisés,é um restaurador,artista plástico que não só produz peças mas também restaura,morador do corredor da Lapinha e mantém na porta da sua residência um mostruário onde são exibidas suas obras de arte.
             O Colégio Nossa Senhora da Soledade é uma instituição de educação e religiosa que merece destaque neste bairro,com quase 300 anos de existência.
Antiga praça da Liberdade - Hoje Soledade


O BAIRRO
          A Lapinha se destaca não só por ser um bairro histórico,mas por ainda ser nos dias de hoje um bairro predominantemente residencial,diferente dos outros bairros da região da Liberdade que são comerciais

A JUVENTUDE 
          Uma curiosidade sobre a juventude da Lapinha. Aqui existe uma linguagem única,mais conhecida como a "gualin",que é língua de trás para frente,na década de 80 e 90 a juventude buscava uma forma de se comunicar,e até hoje é utilizado.

 LOCAIS EMBLEMÁTICOS DO BAIRRO
            O Bar Paisagem,o mais antigo,reservado e discreto, com vista para a Baía de todos os Santos. 
            O Bar do Galego,mais atual e ponto de encontro daqueles que gostam de jogar dominó , baralho e assistir um futebol.
            O Belvedere,que fica atrás da Igreja da Lapinha,mais recente,tem aspecto de bar de orla da cidade,som ao vivo,boa música.
            E um interessante restaurante chamado "Entre folhas e ervas",reservado onde  você só entra se for previamente aceito pelo proprietário. 
            Um grande detalhe do bairro é que boa parte das suas residências ficam no platô superior da cidade alta,essa localização propícia uma visão privilegiada da Baía de todos os Santos ao visitar algumas residências a impressão que se tem é que estamos num mirante."



Fotos : Livia Pinheiro e Ricardo Rodrigues



 PASSADO X PRESENTE
              Passa pela Lapinha a antiga Estrada das Boiadas,hoje chamada de Estrada da Liberdade ( Rua: Lima e Silva). Era a porta de entrada das boiadas que vinha do interior,tinha o inicio em Pirajá e terminava aqui na Lapinha.Essa estrada tinha importância econômica e valor simbólico,porque por ela passaram as tropas libertadoras que batalharam em prol da libertação,da Independência da Bahia.Em referência a esse momento histórico temos 2 monumentos aqui dedicados aos heróis,temos a estátua de Maria Quitéria no Largo da Soledade ( antiga praça da Liberdade) e no Largo da Lapinha temos o busto do General Labatut" .
"A antiga Estrada da Liberdade era estreita e possuía trilhos. Estes acolhiam a famosa "Linha 8". Nesta fotografia identificamos à esquerda a atual subestação da COELBA, em frente a atual TROCA LIVROS na Lapinha." Júnior Liberdade




 
Florisvaldo Barbosa Júnior,conhecido como Júnior Liberdade.
Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Salvador;Servidor público do Poder Judiciário;Editor,criador e fundador da Revista e site  Cor da Liberdade e junto com sua mãe a professora Nilza fundaram e dirigem um centro sócio-cultural livro é vida,no bairro e possui muito interesse pelo seu local de nascimento.
Morador da Lapinha há mais de mais 20 anos,e vive na região da Liberdade há 40 anos desde que nasceu.

15 comentários:

  1. Conhecer a história desse bairro contada por um morador revela histórias nem sempre contadas em livros e pesquisas. É um olhar diferente, um olhar de quem viveu e vive! Adorei conhecer a Lapinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Elaine Heloísa. Quem vive no local,tem um olhar diferenciado,observador e singular.

      Excluir
  2. Que maravilha! Adorei conhecer a Lapinha. Poderia nos contar a história de outros bairro. Adoraria conhecer a história da Mouraria, aqui em Nazaré.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Vanúbia. Muito bom saber a história do local em que vivemos.

    ResponderExcluir
  4. Interessante matéria! Cada bairro de Salvador esconde tanta história, tantas estórias e figuras instigantes... Obrigada pela contribuição para conhecer um pouco mais sobre a cidade!

    ResponderExcluir
  5. Quantas histórias podem ser reveladas em uma pesquisa como essa, hen?! Registros e memórias que não encontramos em livros, mas que enriquecem o nosso saber. Parabéns pela iniciativa. No aguardo de mais postagens sobre a Lapinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Tamyres Almeida ! Peguei gosto,haverão sim msis postagens! Obrigada.

      Excluir
  6. Conheci a professora Nilza, acho q ela tem a biblioteca na liberdade. Rs ta massa o blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lúrian. A biblioteca da professora fica na Lapinha,que faz parte da Liberdade.Obrigada.

      Excluir
  7. Elis, que blog lindo! Muito interessante ler sobre a história de onde vivemos e deixar tudo registrado para nossos filhos! Parabéns pela iniciativa! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mauro Ramos. Deixemos o melhor para nossos filhos !

      Excluir
  8. Parabéns pelo trabalho, muito rico em cultura e conhecimentos históricos de uma cidade maravilhosa como Salvador.
    Ler o seu blog e conhecer através dele a história desse bairro da Lapinha foi realmente acrescentador para mim, pois como não conheço muito Salvador por esta morrando aqui a pouco tempo, e a riqueza e simplincidade dos textos encontrados aqui é um mergulho na história para o conhecimento. Show!!!!

    ResponderExcluir
  9. Ficou muito bom. Obrigado pela oportunidade. Abraços - Júnior Liberdade

    ResponderExcluir